Saiba o que é o IVAR- Índice de Variação de Aluguéis Residenciais:
Publicado em 12 de Maio de 2022 às 12:05 PM

Trata-se de um índice desenvolvido para medir o aumento dos valores de aluguéis residenciais mensais no Brasil. Para o FGV IBRE, a inovação de estatísticas públicas do FGV IBRE por utilizar informações diretas de contratos assinados entre locatários e locadores sob intermediação de imobiliárias e administradoras.
A Fundação Getúlio Vargas e seu Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) Publicou oficialmente o IVAR (índice de Variação de Aluguéis Residenciais). Criando assim um indicador para medir a evolução mensal de valores de aluguéis de imóveis residenciais Brasileiros.
Um dos principais pontos para criar esse índice, foi a ausência de algum medidor específico para os contratos de locação, aliado a alta inflação causada pela pandemia que fez com que o índice IGP-M disparasse, sendo esse o índice mais usado no setor locatício.
O IVAR, sendo assim, apresenta-se diferente de todos os demais índices de reajuste, tendo como base as variações certas do setor imobiliário residencial, seguindo a aceleração e desaceleração do mercado, deixando de acumular junto de outros setores de serviços e bens, o que torna mais vantajoso as partes.
O índice teve sua aceleração após a sua criação, sendo entre Dezembro/2021 e Janeiro/2022, segundo a FGV: “Rio de Janeiro (de 0,46% para 1,85%), São Paulo (de -1,83% para 0,40%), Belo Horizonte (de 1,46% para 3,69%) e Porto Alegre (de -0,35% para 0,84%).”
Porém, comparado aos valores do IGP-M, leva-se em consideração que o IVAR tem a sua aceleração de forma gradual, dessa maneira, espera-se que este seja incorporado aos contratos locatícios, com a finalidade de melhor refletir a realidade dos proprietários e inquilinos.